terça-feira, 2 de agosto de 2016

Paraísos em Paraty - RJ

CACHOEIRA DO SACO BRAVO


Voltando da chapada fui terminar o restinho das férias...
Em um lugar que há muito tempo estava planejando ir... A Cachoeira do Saco Bravo!!

Esta fica localizada na reserva Ecológica Estadual da Juatinga, e só pode ser acessada via trilha, de barco não é possível descer nela. Meu namorado e eu ficamos hospedados em Trindade, então para iniciar a trilha, fomos de carro até a Vila Oratório, onde se inicia a trilha para a praia do sono, e começamos nossa longa caminhada.
Como a placa indica, são 12 km de caminhada só de ida até a cachoeira, passando por 5 belíssimas praias. Iniciamos a trilha próximo das 9 da manhã, passando pela praia do Sono, praia dos Antigos, Galhetas e por volta de 12:00 estávamos na praia de Ponta Negra. Desta até a cachoeira são mais 4,2 km, uma das trilhas mais íngremes que já fiz, com subidas e descidas eternas, rsrs, de verdade. Tem que ficar bem atento (a) quando for iniciar a trilha para a cachoeira em Ponta Negra, tem uma placa no início e depois outra somente mais pra pra cima, nós erramos o caminho, pois como tem uma comunidade de pescadores existem várias trilhas de acesso as casas, com várias bifurcações, tivemos que voltar e perguntar, mas a dica é, quando tiver uma ponte, não a atravesse, pega a trilha a direita e siga, caso surja dúvida, pergunte. Depois de 1 hora e meia chegamos na cachu, uma paisagem única, o esforço é recompensado pelo visual.




Visual do alto da Cachu...
Olhem a transparência da água...
No retorno, o cansaço começou a bater, ao chegar na ponta negra decidimos que iríamos de barco até o sono (4 km a menos de trilha) e depois pegamos a trilha do sono de volta para vila oratório, onde estava estacionado nosso carro. No total andamos 20 km.

Nós estávamos na pegada de caminhar mesmo, mas também existe a opção de ir de barco da Vila Oratório até a praia de Ponta Negra, e iniciar a trilha de lá. Ou o que muita gente faz também, é dormir/acampar na Ponta Negra e acordar cedo para fazer a trilha da cachoeira. ;)

Este mapa mostra todo o trajeto que fizemos, desde a Vila Oratório, passando por todas as praias, até a Cachoeira do Saco Bravo.
Logo logo atualizarei esse post com os demais lugares maravilhosos que fazem parte dessa Reserva Ecológica... Qualquer dúvida ou comentário, fico a disposição e responderei o mais breve possível!

EM BREVE...
PRAIA DO SONO, ANTIGOS, ANTIGUINHOS, GALHETAS E PONTA NEGRA!!!


3 comentários:

  1. Esta caminhada é sensacional, um mix de funcional médio e natureza. Subidas, descidas, escadas, trepa pedras, pula galhos e raízes, terra, areia, água de rios chegando ao mar e nascentes.
    É pesado mas muito lindo, ao atingir a meta, cachoeira com um poço para dar aquele mergulho em água limpa e gelada.
    Fiz e faço novamente, aliás com você meu amor, irei até o infinito. Juntos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Showwww, vamos novamente, essa caminhada vale muito!!! Juntos por aí... ;)

      Excluir