quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Parque Estadual do Ibitipoca - MG

PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA - MG


Já tinha ouvido falar-se muito desse Parque, então fomos passar um feriado no Parque Estadual do Ibitipoca... Saímos cedo e percorremos 296 km até Conceição do Ibitipoca, vila onde fica entrada do parque (3 km dela), pertencente ao município de Lima Duarte... ;) 

O Parque foi criado em 4 de julho de 1973, está localizado na Zona da Mata Mineira, com uma área de 1488 hectares. A Unidade de Conservação localiza-se onde se dividem as bacias do Rio Grande e do Rio Paraíba do Sul. Possui rica fauna e flora, com lobo guará, quatis, onças pardas, bromélias, etc (Fonte: IEF - Instituto Estadual de Florestas).

Onde ficar: existem diversas pousadas na vila de Conceição de Ibitipoca e campings. Dentro do Parque também é possível acampar (30,00 reais/pessoa diária), porém é necessário reservar antes, pois tem limite de barracas.

Parque: a entrada do parque é paga (fim de semana/feriados = 20,00 reais, dias de semana = 10,00 reais), e estudante paga meia entrada. O parque é super organizado, com trilhas muito bem sinalizadas e cuidadas. O Parque é caracterizado pelas águas com cor de coca-cola, devido a elevada presença de matéria orgânica no solo, que aflora para as águas devido a porosidade e ao quartzito das rochas.

Existem 3 trajetos para trilhar: Circuito das Águas, Pico do Pião e Janela do Céu. 


  • No primeiro dia fizemos a trilha mais leve, a do Circuito das águas... A trilha é tranquila, uns 6 km de caminhada no total, começamos pelo restaurante em direção a prainha e depois subimos a Ponte de Pedra. Passando na volta pela Cachoeira dos Macacos e Lago das Miragens (nas fotos abaixo).
Placas muito bem conservadas sinalizando as atrações. 

Ponte de Pedra, na parte alta da foto, e na parte baixa o Lago das Miragens, a trilha faz parte do circuito das águas. 

As trilhas no parque são na maior parte assim, caminhando pela vegetação do Cerrado.
Pico do Gavião.
  • No segundo dia, fizemos o percurso mais longo do Parque, a Janela do Céu, 16 km aproximadamente no total... É longo, mais é tranquilo para quem está acostumado a fazer trilha, até porque vai parando nas atrações pelo caminho. A parte mais cansativa é a subida logo que se inicia a trilha. Voltamos pelo outro lado para conhecer outras atrações, como a Cachoeirinha. Conhecemos: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Fugitivos, Gruta Três Arcos. 
Visual do Cruzeiro... rsrsrsrs... mega nublado, fica pra próxima a foto com o visual!!!! ;)
Gruta da Cruz
Pico da Lombada... Muita neblina baixa de novo...
Gruta Três Arcos
Vista  por cima da Janela do Céu...

Cachoeirinha
Vista de cima da Cachoeirinha... Visual lindo!














  • No último dia no período da manhã antes de pegar estrada, fizemos a trilha ao contrário do dia anterior da janela do céu, pois como era tarde, não paramos em alguns lugares... Fomos na Ducha e Lago Negro, e depois ficamos um pouco na Prainha relaxando...




Ducha...


Lago Negro
   
Na próxima farei a Janela do Céu novamente o Pico do Pião, que ficou faltando. E espero  poder atualizar as fotos que estavam nubladas com um lindo céu azul, rsrsrs...

Dentro do Parque existe uma lanchonete, com comes e bebes, mas o melhor na minha opinião é o bolinho de aipim que tem lá, dos sabores frango, carne ou queijo, hummmmm... minha boca se enche de água só de lembrar... Depois da trilha aquele bolinho é tudo, bom demais.

Curiosidades: "Ibitipoca", do tupi-guarani, significa "serra que estoura" ou "estourada", pela alta incidência de raios ou grande número de grutas.

Natureza...







Nenhum comentário:

Postar um comentário